Sobre

O e-Radiologia foi criado em 2012 para reunir e disponibilizar gratuitamente a produção científica de interesse das Ciências Radiológicas.

O objetivo do e-Radiologia é concentrar em um único local a produção acadêmica em Ciências Radiológicas seguindo os princípios de:

– Usabilidade: O e-Radiologia é otimizado para buscas rápidas e fáceis através de palavras-chave e/ ou fonte com uma apresentação clara dos dados necessários e relevantes para a pesquisa;

– Qualidade: Os materiais disponibilizados no e-Radiologia são publicados por revistas e universidades nacionais e internacionais, as quais possuem critérios reconhecidos e amplamente utilizados para a revisão e publicação;

– Acessibilidade: O e-Radiologia segue os princípios do Movimento de Acesso Aberto. Esta iniciativa apoia a livre distribuição e acesso da produção científica mundial através das licenças Creative Commons;

– Credibilidade: Além de serem informadas as fontes, os autores são citados através de links para seu Currículo Lattes (quando disponível), conforme descrito no material disponibilizado.

Com isso, o e-Radiologia torna-se um serviço relevante e uma referência para todos os interessados nas Ciências Radiológicas.

Divulgue esta iniciativa e compartilhe o conhecimento aberto e gratuito.

Um pouco sobre quem faz o e-Radiologia…

10415661_533024990157100_2245504245848805827_n-2Olá, meu nome é André Luiz, tecnólogo em Radiologia, idealizador e administrador do e-Radiologia.

A minha trajetória na área começou em 2005 quando ingressei no curso técnico de Radiologia na Escola Modelo em Santos/ SP. Ainda com os estudos em andamento comecei a atuar profissionalmente em hospitais e clínicas da cidade. Em 2012 iniciei o curso de graduação de Tecnologia em Radiologia no Centro Universitário Lusíada – UNILUS, também em Santos. Com a graduação concluída em 2014, percebi que não poderia parar. Em 2015 iniciei os estudos na pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior, concluído em 2016 no Centro Universitário Senac, em São Paulo.

Atualmente atuo como tecnólogo em Radiologia, CRTR-SP 03742N,  na clínica de medicina ocupacional SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo).

O e-Radiologia nasceu bem antes da sua criação em 2012. Desde o início do curso técnico, em 2005, sentia a falta de materiais para estudo. E os poucos que haviam na época estavam escondidos na imensidão da internet, ainda não muito bem explorada. A partir daí comecei a compartilhar tudo o que encontrava no falecido Orkut.

No centro de tudo estava – e ainda está – o meu pensamento no qual o conhecimento deve ser compartilhado, pois não compartilhar o torna simplesmente inútil.

Logo que iniciei meus estudos na graduação, percebi rapidamente que artigos científicos, monografias, teses e dissertações fariam parte da minha rotina acadêmica. Além disso, agora o problema era bem diferente: o excesso de materiais sobre as Ciências Radiológicas. De 2005 a 2012 a disponibilidade de informações deu salto exponencial, algo relativamente bom, mas a complexidade e o tempo para pesquisar tais informações aumentaram na mesma proporção.

Bancos de dados, repositórios institucionais, periódicos, anais de eventos, e toda uma incontável variedade de materiais em diversos lugares… O Google e outras ferramentas até ajudam, mas não são o bastante para uma pesquisa mais específica voltada para as Ciências Radiológicas. E esta é a proposta que tenho feito desde então com o e-Radiologia. Servir como um facilitador de pesquisas voltadas exclusivamente para as Ciências Radiológicas. Com este projeto em constante atualização de formato e conteúdo, pretendo ajudar estudantes, professores, profissionais e qualquer interessado na área a encontrar o que precisa para aumentar e aperfeiçoar o seu conhecimento.

Com mais de 1 milhão de acessos, acredito estar na direção certa para alcançar os objetivos traçados do e-Radiologia. Por isso, agradeço a todos que o utilizam e todos os professores, profissionais, colegas de sala e estagiários que estiveram e ainda estão trilhando essa trajetória ao meu lado.

e-Radiologia. O maior acervo digital de Radiologia.
Compartilhe conhecimento, compartilhe essa ideia!