Nefropatia induzida por lítio: relato de caso

Autoria: Raphael Reis Pereira-Silva; Débora Esperancini-Tebar
Fonte: Radiologia Brasileira
Tipo: Artigo
Ano: 2014
Idiomas: Português/ Inglês


Resumo em Português

Embora utilizado amplamente na terapia do transtorno bipolar, o lítio pode acarretar efeitos adversos nos rins. A importância do estudo é relatar o caso de uma mulher de 59 anos que fazia uso regular do carbonato de lítio para transtorno bipolar e que em exames de imagem foram visualizados múltiplos microcistos renais, sugerindo-se como hipótese principal a nefropatia por lítio.


Abstract in English

Although widely used in the management of bipolar disorder, lithium may cause adverse kidney effects. The importance of the present study is to report the case of a 59-year-old woman who was under regular treatment with lithium for bipolar disorder and whose imaging studies demonstrated the presence of multiple renal microcysts, suggesting lithium nephropathy as main diagnostic hypothesis.


Artigo completo em Português: Nefropatia induzida por lítio: relato de caso

Full article in English: Lithium nephropathy: a case report

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s