Irradiação de Alimentos: Extensão da Vida Útil de Frutas e Legumes

Autoria: Kelly Cristina Freire de Oliveira; Luana Pereira Soares; Adriana Moreira Alves
Fonte: Saúde & Ambiente
Tipo: Artigo
Ano: 2012
Idioma: Português


Resumo em Português

Objetivo: Este estudo visa demonstrar vantagens da irradiação de alimentos por ser uma técnica eficiente na conservação de frutas e legumes, pois de acordo com a dose de aplicação, ela pode duplicar ou triplicar o tempo de estocagem de produtos alimentícios, permitindo seu transporte por longas distâncias.

Materiais e Métodos: O tratamento de alimentos por radiação ionizante é uma tecnologia que tem sido empregada em um número cada vez maior de países em substituição ao uso de produtos químicos. Este método serve para aumentar a vida útil dos alimentos sem causar damos substantivos nos alimentos que esta sendo irradiado.

Resultados: A irradiação não é um “milagre” técnico capaz de resolver muito dos problemas de preservação de alimentos. Ela não transforma alimento deteriorado em alimento de alta qualidade. Além disto, esse tratamento não é adequado para certos tipos de alimentos, assim como outra técnica de preservação pode não ser adequada para alguns tipos de alimentos.

Discussão: A Principal causa de vários países estarem utilizando alimentos irradiados é a questão econômica. Segundo organizações internacionais ligadas ao controle de alimentos, cerca de 25% de toda produção mundial de alimentos se perde pela ação de microrganismos, insetos e roedores.


Artigo completo em Português: Irradiação de Alimentos: Extensão da Vida Útil de Frutas e Legumes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s